Danças de Salão – Tipos de Dança

As danças de salão surgiram entre os nobres da Europa particularmente com o aparição da dança realizada com casais. os europeus foram colonizar as Américas, eles levaram as danças em locais fechados para essas localidades. Foram nesses países que surgiram modelos mais comuns de dança de salão como gafieira, tango, salsa, bolero maxixe.

Forró

O nome forró deriva do termo ‘bafafá’ já era dançada ainda no século XIX nas cidades nordestinas. Sofreu extensa impacto dos africanos europeus. É uma dança típica realizada entre casais que executam diversas evoluções durante os passos. Na década de 80, apareceu uma classe de forró que utilizava instrumentos musicais eletrônicos atraíram um público mais diversificado para esse estilo.

Um dos passos mais básicos do forró, é o que o homem abraça sua parceira colocando uma de suas mãos na cintura dela segurando a outra mão alguma coisa da cintura dos 2. isso, a mão dela se posiciona nas costado do parceiro seu rosto também se aproxima. Posteriormente, são dados 2 passos com o pé esquerdo para o lado esquerdo depois repetir o posto para o lado. O par deve fazer voltas pelo salão repetindo esses passos.

Samba de Gafieira

Essa dança é um legado do maxixe começou a ser praticada a arrebentar do século XX. O nome vem da vocábulo francesa ‘gaffe’ (deslize). É constantemente o homem que conduz a senhora este executa gestos de proteção, ritmo elegância. É acompanhada por instrumentos como o violão, o cavaquinho, percussão, pranto clarineta.

Maxixe

Dança de salão que apareceu com os negros no Brasil durante o século XIX. Foi uma das primeiras danças realizadas nas cidades do país. No começo, foi criticada pela igreja, pela milícia pelas famílias devido à forma sensual com que era executada pelas pessoas. É publicado como o tango do Brasil.

Merengue

Essa é uma dança que apareceu na República Dominicana também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, concertina, trompeta teclado. Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos fácil. Isto é, um dos pés marca o tempo da dança o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam bastante deixando o ritmo somente para as pernas os pés.

Salsa

A salsa é uma dança que ocorreu em Tonel fez sucesso depois outras danças latinas como o Cha Cha Cha, a Rumba o Mambo. Porém, essa dança ganhou mais notoriedade por meio das obras dos porto-riquenhos Irmãos Lebron. Por onde passou, a salsa foi agregando valores de países como Venezuela, Brasil, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos República Dominicana. Dançada em pares, ela usa as batidas do ritmo da salsa vários rodopios. É uma dança sensual que deixa que os bailarinos abusem da movimentação do corpo.

Bolero

Esse gênero de dança ocorreu na Europa chegou a Dorna ainda no século XIX. A sustentação desse ritmo é o 2 pra lá, 2 pra cá; porém, ocorrem também os giros, as caminhadas evoluções durante o bolero. O nome da dança é explicado devido dos vestidos usados por várias bailarinas. As peças continham bolas (chamadas de boleiras).

Cha-cha-cha

É uma dança que ocorreu em Dorna, durante os anos 50 deve ser dançada em pares ou por persona. É um classe de dança de salão ativa divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, outros 2 mais lentos. os dançarinos executavam os passos mas rápidos, o som ouvido era correspondente com cha, cha,cha, por consequência o nome dessa dança. O par não precisa permanecer tão próximo durante a realização a senhora coloca a mão sobre o ombro do seu parceiro este concretiza o mesmo procedimento. O pé deve continuar constantemente em contato com o solo o peso da persona vai sendo concentrado para qualquer um deles.

Rumba

É uma das danças de salão com estilo mas lento, ocorreu por meio dos ritmos africanos chegou a Tonel depois a chegada dos espanhóis. , em 1925, foi banida do país, porque foi considerada inapropriada para os costumes da idade. Entretanto, a rumba conseguiu subsistir a todas e cada uma das objeções.

Os passos são fácil a senhora utiliza a coreografia para seduzir o rapaz. Eles estabelecem um jogo na pista de dança. São movimentos agressivos, insistentes românticos. Apesar disso, há um extenso trabalho com os pés a utilização de instrumentos musicais como tambores, percussão maracas.

Tango Prateado

O tango apareceu nos bairros mais humildes da Argentina se tornou uma das danças mais admiradas no planeta. Como a valsa, o par de dançarinos dançam muito próximos deve-se improvisar mas do que as outras modalidades. Apesar do apresentação no país portenho, o tango prateado sofreu influências de países como Itália, França Espanha. Uma das origens é que a dança a música do tango estão ligadas aos homens argentinos, que faziam filas nos bordéis , com finalidade de não ficassem esperando tanto, os donos desses estabelecimentos contratavam músicos de tango.

No início do século XX, a dança chegou a Europa. Presentemente, a dança é dividida de três formas: o estiloprateado, o ianque o mundial. O ombro esquerdo conduz o par que deve sustentar seu corpo propenso. São sobretudo oito passos primordiais que são realizados com movimentos cheios de intensidade dramaticidade. Os dançarinos devem sustentar a proximidade o olhar intenso.

Zouk

O zouk ocorreu nos países caribenhos durante os muitos anos de 60 70. O vocábulo significa sarau é dançada analisando o tempo da música. No Brasil, o zouk contém mais giros movimentos com os membros superiores.

Soltinho

O soltinho é comparado a danças que surgiram nos Estados Unidos, porém este tem passos básicos tanto para a direita como para a esquerda. Aliás, não há uma música especial para este sim canções que se encaixam perfeitamente para dançar soltinho. No Brasil, começou a ser mas praticado a lascar da década de 80.

 

veja o post: Arte Negócios – Transforme o sua Arte em Grana

Comments

Sabrina diz:

Muito bom. Está bem resumido❤️

alal diz:

muito top em!

thaila diz:

eu gostei muito de suas respostas. Gostei desse site, e também achei interessante, POIS vocês explicam tudo.

Thainá Gabrielly de Andrade dos Santos diz:

Adorei

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.